Equipamento instalado em veículos pesados, utilizado para a comunicação muito antes de surgir o aparelho celular. Não depende de sinal da operadora para funcionar e muito menos existe mensalidades para sua utilização.
É utilizado para comunicação aberta a curta distância. O alcance do rádio depende muito da qualidade do equipamento e instalação, condições climáticas, do relevo e prédios e/ou construções dos arredores.
Existem vários modelos de aparelhos com diferentes configurações, potência e tamanho.
Para evitar transtornos na estrada é importante fazer a “carteirinha”:
Licença gratuita para uso do Rádio PX
De acordo com a Anatel, a Dispensa de Autorização do Serviço Rádio do Cidadão pode ser obtida através do Sistema Mosaico. Com o documento, o caminhoneiro poderá utilizar o Rádio PX sem nenhum pagamento de taxa. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1- Acessar o Sistema Mosaico: CLICANDO AQUI
2- Efetuar o cadastro completo, preenchendo todas as informações solicitadas
3- E em caso de dúvidas no cadastramento, consultar o manual disponibilizado pela Anatel: CLICANDO AQUI
Após o preenchimento correto de todas as informações e validação, a tradicional “carteirinha” da Anatel será liberada imediatamente no próprio sistema. Agência recomenda que o documento seja impresso e mantido na cabine do caminhão e também que uma cópia eletrônica seja salva smartphone, para eventuais ações de fiscalização.
A Anatel lembra ainda que o cadastro não possui data de validade, ou seja, é vitalício. Entretanto o caminhoneiro deve atualizar os dados cadastrais no Sistema Mosaico sempre que houver alteração. Caso deixe de utilizar o equipamento, o cadastro deverá ser excluído.
Mais informações podem ser obtidas na página oficial da Anatel sobre Rádio Cidadão, CLICANDO AQUI.